
e Iniciativas

Plataformas
de Conteúdo
azmina
Jornalismo, tecnologia e informação contra o machismo. AzMina é um instituto sem fins lucrativos que combate os diversos tipos de violência que atingem mulheres brasileiras.
datalabe
Laboratório de dados e narrativas na favela da Maré, no Rio de Janeiro, que tem produzido uma série de reportagens especial que compila dados sobre os impactos do COVID-19 na favela.
eva
Evidências sobre Violências e Alternativas para mulheres e meninas. EVA é uma plataforma de visualização que inclui conteúdo relevante para informar políticas públicas voltadas para a prevenção, redução e eliminação da violência contra mulheres na América Latina.
Soluções e Ferramentas Virtuais
isa.bot
A ISA.bot é uma ferramenta de acolhimento e informação para uma internet mais segura para as mulheres. Foi desenvolvida com o apoio do Facebook e Google, pelo Conexões que Salvam, da ONG Think Olga, e pelo Mapa do Acolhimento, do Nossas.org projetos que apoiam mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero na internet e fora dela.
penhas
Disponível para Android e iPhone (iOS), o app PenhaS, desenvolvido pela ONG AzMina, é um dos mais completos aplicativos para auxiliar mulheres na identificação e denúncia de casos de violência. A plataforma também conta com notícias e dicas para que as usuárias aprendam mais sobre seus direitos.
malalai
A Malalai é uma solução para pessoas que querem ser livres para se deslocarem sozinhas com mais segurança.
botão do pânico
Quando acionado, em virtude de perigo iminente de agressão, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida. Varas especializadas nos tribunais de Justiça do Espírito Santo, São Paulo, Paraíba, Maranhão e Pernambuco mantêm parcerias com governos municipais e estaduais para atendimento de segurança.
themis
A THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos foi criada em 1993 por um grupo de advogadas e cientistas sociais feministas com o objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça. Em tempos de COVID-19, elas têm criados diversos conteúdos que visam auxiliar trabalhadoras que têm sofrido violências.
sos mulher
A plataforma é uma ampliação do projeto que foi iniciado em março de 2019 pelo Governo do Estado de São Paulo, com o lançamento do aplicativo que permite que as vítimas de violência doméstica peçam ajuda para polícia apertando apenas um botão do celular por cinco segundos.
bem querer mulher
Bem Querer Mulher, além de um aplicativo de celular, é um programa criado em 2004 com o apoio da ONU Mulheres por iniciativa de um grupo de lideranças empresariais e sociais, objetivando ser um canal de adesão de pessoas e empresas ao enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil. No aplicativo, além de terem acesso a informações úteis, as mulheres também podem: compartilhar suas histórias para ajudar outras pessoas, entrar em contato com alguma agente Bem Querer Mulher que esteja próxima de sua localização, dentre outros recursos integrados.
fabi grossi
Robô foi criado para ajudar jovens a entenderem o perigo de enviar fotos íntimas na web e o quanto a depressão pode estar perto.
gloria
A Gloria nasceu para acabar com a violência contra mulheres e meninas. A Gloria será capaz de coletar, analisar e disponibilizar dados relacionados à problemática da violência contra mulheres e garotas.
helpline
Um canal que oferece orientação de forma pontual e informativa para esclarecer dúvidas sobre segurança na Internet e como prevenir riscos e violações, a exemplo de intimidação, humilhações (ciberbullying), troca e divulgação de mensagens íntimas. Atende o público em geral, mas o tópico com taxas mais altas de atendimento é sobre exposição de imagens íntimas de mulheres.
mapa do acolhimento
Plataforma que conecta mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero a uma rede de terapeutas e advogadas dispostas a ajudá-las de forma voluntária. Para participar, diga o que você procura: ser acolhida, acolher, fazer doações.
mete a colher
Por meio de um financiamento coletivo que arrecadou R$ 47 mil, em 45 dias, o app Mete a Colher foi lançado em julho de 2017, com o propósito de conectar mulheres que precisam de apoio para enfrentar um relacionamento abusivo e romper o ciclo de violência doméstica.
apoio vítima
Um manual com informações úteis para vítimas de violência que às ajuda a identificar situações de risco e de violências.