Ilustração de uma mulher com roupa social e uma pasta na mão, representando o eixo "Economia e trabalho"
Serviços
e Iniciativas

gênero e número

A Gênero e Número existe para dar para visibilidade a dados e a evidências relevantes para o debate sobre equidade de gênero por meio de diferentes produtos que têm em comum o conteúdo de qualidade.

 

datalab

Laboratório de dados e narrativas na favela da Maré, no Rio de Janeiro, que tem produzido uma série de reportagens especial que compila dados sobre os impactos do COVID-19 na favela.

 

desabafo social

Desabafo Social é um laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, comunicação e educação. Desde o dia 17 de março, início da pandemia no Brasil, o Desabafo, em parceria com o Afrotrampos, que é uma ação afirmativa e rede de apoio a empreendedores e profissionais negros, vêm mobilizando pessoas, organizações e fundos para apoiar aqueles e aquelas impactadas diretamente pelo coronavírus.

Muitas das ações estão focadas na distribuição de renda, com o intermédio do aplicativo ItsNoon, para trabalhadores informais e autônomos que têm sofrido com os desafios de sobreviver em tempos de crise.

 

acredita – microfinanciamento

Uma entidade sem fins lucrativos, que estimula uma cultura empreendedora de jovens, mulheres e empreendedores no Nordeste do Brasil. Além de não cobrar as parcelas do empréstimo, a Acreditar está se organizando para fornecer cestas básicas para as mulheres da sua rede.

 

rede mulher empreendedora

A primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil. Tem realizado eventos online que capacitam mulheres com habilidades  para que possam lidar melhor com a crise.

 

eu, empregada doméstica

Página no facebook criada pela Preta Rara; o projeto começou com ela, expondo casos que já viveu sendo empregada doméstica, com o tempo ganhou força e passou a ser um canal que também dá voz para outras mulheres. Durante o COVID-19 ela têm publicado alguns relatos das situações sofridas pelas domésticas que estão trabalhando durante o isolamento e também divulgado diversas ações que estão lutando pelos direitos e proteção das domésticas durante a pandemia.

 

themis

A THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos  foi criada em 1993 por um grupo de advogadas e cientistas sociais feministas com o objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça. Em tempos de COVID-19, elas têm criados diversos conteúdos que visam auxiliar trabalhadoras que têm sofrido violências.

 

segura a curva das mães

Foi criado para identificar e localizar mulheres mães em situação de vulnerabilidade causada ou agravada pela pandemia do novo coronavírus e então priorizar e garantir apoio emergencial para este grupo, formado por mães, crianças e suas famílias.

 

banco de freelas MOREGRLS

O More Grls lançou recentemente uma planilha intitulada Banco de Freelas MOREGRLS. O objetivo é ajudar profissionais do mercado da publicidade a se recolocarem no mercado neste período de pandemia da Covid-19.

 

compre das mães

O site Compre das Mães é uma iniciativa da Rede Maternativa: uma comunidade focada em apoiar o trabalho de micro e pequenas empreendedoras que são mães.

 

cientistas sociais e coronavírus

Série de podcast em que enfermeiros, médicos, porteiros, entregadores e coveiros têm a chance de ecoar as experiências vividas nesta pandemia. No melhor estilo antropológico, os episódios apostam na possibilidade de que, mais uma vez, histórias particulares nos afetem.

 

mães da favela

É um programa criado pela CUFA com o objetivo de levar renda para a maior quantidade possível de mães moradoras desses territórios. Os lares das favelas são chefiados por 49% de mulheres, e 47% são autônomas, por isso gerar renda para essas mães é fundamental nesse momento.

Apoio Institucional: