Em 2015, a Think Olga criou a campanha #primeiroassédio, em apoio à menina de 12 anos que foi alvo de comentários de cunho sexual na internet durante participação em um reality show de culinária. Criamos a hashtag #primeiroassédio no Twitter e convidamos nossas leitoras a compartilhar suas histórias de primeiro assédio.
As respostas nos ajudaram a constatar que a idade média do primeiro assédio é de 9,7 anos – e grande parte dos crimes, 65%, são cometidos por conhecidos. Mas também descobrimos que anos de silêncio têm a capacidade de tornar as vozes ensurdecedores quando redescobertas. Nos primeiros cinco dias da campanha, a hashtag foi replicada mais de 82 mil vezes, entre tweets e retweets.
Sabemos que compartilhar essas histórias não é simples nem indolor. Ao conhecer os relatos, percebemos que esse terror vive escondido nas mulheres sob um manto de culpa tecido pelo machismo. Acreditamos que se apoderar da própria história é uma forma de ajudar a mulher a se reconhecer como vítima e se libertar dessa culpa.