Participe do edit-a-thon das minas

editathon olga2

A internet não gosta das mulheres. É verdade e já explicamos um dos porquês aqui. Então que tal lutar para tentar, aos poucos, muda esse cenário? Convido a todas (os) a participar do EDIT-A-THON DAS MINAS, dia 26 de Abril, e aumentar o conteúdo sobre o universo feminino na Wikipedia brasileira. Inscreva-se gratuitamente no Cinese.

O que é um edit-a-thon? 

É uma maratona de 8 horas de edição das páginas da Wikipedia em português. Interessadas (e interessados também) aprenderão a usar a ferramenta de publicação e, durante o dia inteiro, irão acessar os perfis de grandes mulheres e gerar novo conteúdo e informações.

Por que fazer um edit-a-thon?

A Wikipedia, ferramenta aberta de democratização do conhecimento, permite que qualquer pessoa crie tópicos, edite artigos e ajude a espalhar informações corretas pela web. Mas apesar de ser uma ferramenta pública e extremamente popular, estima-se que apenas 13% dos editores da enciclopédia online sejam mulheres. O resultado disso é que muitos tópicos do universo feminino são esquecidos.

Exemplos:
– A da Lovelace, mãe da programação, tem uma página em português muito menor do que a em inglês. E a em inglês é muito menor também do que a do Alan Turing, um dos pioneiros da ciência da computação.

– Vamos para tempos modernos. A página da Lena Dunham, atriz que trouxe toda uma nova e importante discussão sobre padrões de beleza na TV, tem cinco linhas. CINCO. Nós já escrevemos mais sobre a atriz aqui neste blog do que o disponível na Wiki.

– A página da Gabriela Leite é minúscula também, se comparada a todo o trabalho que ela fez em vida. Não é lamentável?

editathon olga

A nossa proposta é criar grupos temáticos (arte, cinema, esporte, ciência, mulheres com deficiência, política, história, etc) para que todas as (os) participantes possam se identificar com as edições.

Dá trabalho? Dá. Mas é uma chance de gerar mudanças para valer! 

Parece insignificante? Bem, não é mesmo! A Wiki é o primeiro resultado que aparece no Google quando fazemos uma pesquisa. É uma das portas de entrada para o conhecimento sobre algo/alguém.

Mais boas notícias: o edit-a-thon será feito em um co-working space cujos proprietários não nos cobrarão nada (no fim do evento, é possível doar algo, 1 real mesmo, se achar válido. Mas não é obrigatório, claro!). É possível que teremos a companhia de uma pessoa da Wikipedia para nos orientar sobre a edição.

Traga seu notebook, sugestões e boa vontade e venha espalhar conhecimento com a gente!


Os flyers foram feitos com carinho pela Fernanda Carolina Abarca.

  • 0

    Avaliação geral

  • Avaliação dos leitores:0 Avaliações

Compartilhar

Sobre Think Olga

A OLGA é um projeto feminista criado em abril de 2013 cuja missão é empoderar mulheres por meio da informação.

Você também pode gostar de