Mulheres inspiradoras: Negahamburguer

“Quando eu tirei a roupa toda, ele simplesmente olhou, fez uma expressão de sobrancelha, deu as costas e foi embora… Fiquei lá, olhando ele indo, puxando as roupas pro corpo, com os olhos já cheios de lágrimas.”

negahamburguer

De repente, a artista Negahamburguer começou a receber confissões de anônimas tão dolorosas quanto a escrita acima. Uma atrás da outra, elas pingavam em seu e-mail, sempre com as mesmas aflições relacionadas ao corpo e auto-estima. Mas por que mulheres de todo o país – de todas as idades e de todos os formatos – sentiram-se à vontade para escrever suas vivências mais tristes para uma desconhecida pela internet? É que Negahamburguer, que também atende por Evelyn Queiróz, de 27 anos, vem ilustrando um mundo onde a diversidade é vista com carinho.

negahamburguer 03

Em seus desenhos, protagonizam personagens que assumem suas formas: gorda, magra, alta, baixa, com dobrinhas, curvas e pelos. Todas têm duas coisas em comum: 1) São, sobretudo, mulheres reais. 2) Exercitam uma aceitação alegre e verdadeira do próprio corpo. “Sou muito feliz com a minha leveza”, “gordas também são amadas”, “meu tamanho é lindo, meu peso, ideal”, “é muito egoísmo da minha parte esconder tanta beleza natural” são algumas das frases que acompanham os desenhos.

negahamburguer 07

Conforme os depoimentos foram aumentando, Negahamburguer decidiu transformar a dor e a coragem em um projeto, o Beleza Real. Por meio de intervenções urbanas (grafites e stickers), a artista espalha pela cidade as histórias dessas pessoas que “por culpa do padrão de beleza que é imposto já sofreram algum tipo de preconceito por qualquer condição linda que a nossa sociedade insiste em falar que não é bom ou bonito”. Mulheres reais para valer e não só para publicitário ver. O projeto foi parar no Catarse e conta com a ajuda de crowdfunding para virar livro. Qualquer pessoa pode colaborar em troca de brindes como a própria publicação, camisetas, adesivos e cadernos.

negahamburguer 04

A seguir, um bate-papo com Negahamburguer:

CHEGA DE PADRÃO

“Acho que a dificuldade enfrentadas pelas mulheres quando o assunto é o corpo e a auto-estima está em achar que é preciso se encaixar em uma lista de detalhes para se sentir bem e bonita. Com isso, se perde a ideia do como é lindo sermos diferentes, já que é assim que somos.”

negahamburguer 06

FALTA CUIDADO COM O OUTRO

“De vez em quando aparece um perfil fake causando ou alguém que não entendeu nada da proposta dos meus desenhos. Estou aprendendo a lidar com essa situação, com pessoas que não consegue enxergar o próximo. Fico triste por elas serem assim.”

negahamburguer 09

BELEZA REAL

“O projeto começou quando passei a receber histórias de pessoas que se identificavam com o trabalho. Vi que essas vivências poderiam ser base para algum projeto legal. Choro toda vez que leio um depoimento. A gente acha que já passou por constrangimentos, mas quando você conhece a experiência do próximo, percebe que não é só com você, e que muita gente passa por muita coisa pior no cotidiano.”

negahamburguer 08

A PARANOIA É LUCRATIVA (PARA ALGUNS)

“Não há diversidade nas publicações femininas e nas campanhas publicitárias porque não convêm. O que a publicidade mais quer é que a mulher se enxergue como insuficiente para poder vender porcarias que prometem fazer com que elas sejam mais felizes.”

negahamburguer 02

AMOR PRÓPRIO

“Sempre tive uma relação tranquila com meu corpo, nunca me cobrei. Até pensava uma coisinha aqui e outra ali quando era mais nova, mas nunca tomei alguma atitude pra mudá-lo. Gosto muito dele.”

negahamburguer 10

  • 0

    Avaliação geral

  • Avaliação dos leitores:0 Avaliações

Compartilhar

Sobre Think Olga

A OLGA é um projeto feminista criado em abril de 2013 cuja missão é empoderar mulheres por meio da informação.

Você também pode gostar de

3 comments on “Mulheres inspiradoras: Negahamburguer

  1. Aline Mascarenhas
    7 de novembro de 2013 at 19:29

    Que lindo <3 Soube dela essa semana, e tou mto feliz com a proposta. Sempre acho que andamos devagarinho com esse tema. Praticamente só vejo feministas falarem. É gostoso ver a arte de uma pessoa foda dessas trazer algo positivo para o mundo. Inspira demais, e ajuda também.

    Valeu pelo compartilhamento incrível, Olga. Parabéns, Nega <3.

    Beijos pra vcs :3

  2. manugrrl
    9 de novembro de 2013 at 15:22

    Essa artista Evelyn é fantástica. Rápida no traço, coerente nas ideias. Acima de tudo humana.

  3. Anne Py
    27 de novembro de 2013 at 17:06

    Trabalho incrível. Traz conforto com um tom de liberdade!
    Amei <3

Os comentários estão fechados no momento.