Um discurso de 12 horas a favor do aborto

olga aborto

A luta pelo direito ao aborto é uma prova de resistência. Às vezes, literalmente, como foi o caso da senadora norte-americana Wendy Davis, que fez um discurso de 12 horas a favor do aborto.

No estado do Texas, um projeto de lei que restringe o aborto corre pelo legislativo. A proposta é proibir interrupções da gravidez após 20 semanas. Além disso, exige que médicos que façam o procedimento tenham admissão preferencial em hospitais e que clínicas de aborto ofereçam o mesmo padrão de salas cirúrgicas. A justificativa é a de aumentar a segurança da mulher. Mas, na realidade, com menos doutores e a necessidade de fazer reformas cujo valor bate os 2 milhões de dólares, a consequência mais provável do projeto de lei é o fechamento da maioria das clínicas no estado. “Sim, teremos menos abortos e isso é bom”, disse Bryan Hughes, da Câmera de Representantes.

Se o projeto de lei fosse para votação, a maioria conservadora republicana seria a favor. O governador Rick Perry também havia confirmado que, se chegasse à sua mesa, o assinaria. E o Texas teria a lei mais dura em relação ao aborto em todo os Estados Unidos. Mas a senadora Wendy Davis estava disposta a não deixar isso acontecer.

Na terça-feira, dia 25, ela anunciou no Twitter: “a liderança pode não querer escutar as mulheres, mas eles vão ter que me escutar. Pretendo obstruir a legislação.” A tática política era o seguinte: falar sobre o tema por 13 horas seguidas (das 11h18 às 23h59), de forma a evitar a votação e impedir que o projeto de lei chegasse às mão do governador naquele dia. Se isso acontecesse, o prazo da proposta estouraria. Ela precisaria ser refeita e só poderia ser apresentada de novo daqui a dois anos.

olga wendy 02

Mas, para a obstrução ser válida, Wendy não poderia parar de falar, fazer pausas, ir ao banheiro, comer, beber água, sentar e nem mesmo se apoiar. E lá foi ela, de tênis rosa, para o senado estadual. “É mais e mais difícil para uma mulher no Texas fazer o que? Exercer seu direito protegido pela constituição de ter um aborto e tomar a decisão mais difícil da sua vida.”

A senadora recebeu apoio nas mídias sociais. No Twitter, a hashtag #StandWithWendy virou trend. O presidente Barack Obama também tuitou: “algo especial está acontecendo em Austin (Texas) esta noite”.  Cerca de 160 mil pessoas assistiram ao live stream da seção. Wendy aguentou por quase 12 horas. A bancada republicana ainda tentou iniciar a votação, mas foi impedida graças ao público presente que aplaudia e gritava em apoio à senadora. 

A New York Magazine, que a chamou de heroína, fez um pequeno perfil da senadora, relembrando como Wendy “é incrível desde sempre”. Em 2011, ela usou da mesma técnica para obstruir um projeto de lei que tiraria quatro bilhões de dólares das escolas públicas.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Bv76Dy0h3Rs]

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=leVeBB1eA2M&w=420&h=315]

  • 0

    Avaliação geral

  • Avaliação dos leitores:0 Avaliações

Compartilhar

Sobre Think Olga

A OLGA é um projeto feminista criado em abril de 2013 cuja missão é empoderar mulheres por meio da informação.

Você também pode gostar de